Esse homem construiu um caminho que inspirou milhares de pessoas e conquistou a profunda admiração e respeito de sua equipe.
Nasce em Campinas/SP, Paulo Zabeu de Sousa Ramos, hoje Cônsul da ABFIP-ONU, Chanceler Internacional e Comendador, conhecido publicamente como Paulo Zabeu. Casado e pai de 5 filhos. Educador, filantropo, filósofo, escritor, pesquisador do comportamento humano, advogado especializado em Direito Empresarial e Internacional e empresário especializado em Gestão de Negócios.
Desde muito cedo, ainda criança, descobriu seu interesse em observar a natureza e os animais, uma vocação que o transformou em Pesquisador do Comportamento Humano. O que não imaginava era que com suas mãos educadoras edificaria espaços “Paidéia”, verdadeiros Campus de Autoconhecimento, por onde já passaram milhares de pessoas.
Começou a praticar o educar-se, educando com autoconhecimento. Iniciou a prática do Yoga e da Meditação e concluiu que, elas são essenciais para o fortalecimento e integração do Corpo, da Mente e do Ogos (essência do ser). Não precisou muito tempo para nascer o Yoga Heulosófico, cuja metodologia implica no autoconhecimento direto e contínuo.
Na década de 80, o Brasil ainda pertencia ao quarto mundo econômico, os bairros periféricos de Campinas viviam em completo abandono e carência de recursos básicos, como educação, saúde e assistência humana. Neste cenário, com 29 anos e compreendendo que só mudamos a sociedade, através da educação, com uma jovem equipe de voluntários, edificou as primeiras escolas de autoconhecimento chamadas EPV’s – Escolas Preparatórias para a Vida – que já utilizava o conceito, ainda hoje avançado, de educar integrando Corpo, Mente e Ogos (essência do ser). Sem pretensões e fazendo sempre o melhor que pode em cada momento, não imaginava que de suas iniciativas e exemplo, nasceria um movimento que mudaria a vida das pessoas.
Iniciou, profissionalmente, uma série de viagens por mais de 45 culturas, dos cinco continentes do mundo, que possibilitaram a ampliação do seu campo de pesquisas sobre o comportamento humano, investiu no tempo e espaço para identificar suas semelhanças e diferenças. Em países como a Grécia – sua cultura antiga de sábios e filósofos, a China – sua milenar ciência meditativa, a Índia – a prática do Yoga e o Egito – seus conhecimentos esotéricos. Constatou que, apesar da diversidade cultural, educacional e social, as necessidades e dificuldades humanas são as mesmas em todos os povos. E assim consolidou seus conhecimentos e reflexões sobre o comportamento humano.
Consagrou-se como um grande palestrante na área do Autoconhecimento, dando palestra por diversos públicos do Brasil.
Escreveu os livros Autoconhecimento – o tesouro desconhecido e Emoções – como conviver com elas, onde apresenta seus conceitos experienciais sobre o comportamento humano e a base da Psicologia e da Pedagogia Heulosóficas, seu método pedagógico para o Autoconhecimento, e reeditou o livro: Sementeira, escrito em 1989.
Inicia na Fundação Eufraten um novo movimento da Pedagogia Heulosófica, a construção de caminhos, praças e jardins, baseados na arquitetura Grega, criando ambientes para inspirar o que as pessoas tem de melhor, tornando pública sua vocação paisagista e arquitetônica. O projeto “Construindo com as próprias mãos”. Construindo com as próprias mãos e materiais reciclados, os voluntários da Fundação desenvolvem seu potencial produtivo e os educandos ganham ambientes de arte e cultura para seu crescimento pessoal.
Como fruto da maturidade dos seus 60 anos na prática do educar educando-se, materializou a sua Cosmovisão, em um livro do mesmo nome: Cosmovisão – do homem às estrelas; “parindo” um método que denominou Heulosofia – A Ciência do Autoconhecimento, a base para a Filosofia, a Psicologia e a Pedagogia Heulosóficas, consolidadas na prática e pesquisa de mais de 40 anos do Paulo Zabeu e sua equipe.
O Prof. da Universidade de Sorbonne, de Paris, Maître de Conférences en Sciences de L’éducation Florent Pasqueir, após conhecer a Fundação Eufraten, fez um convite oficial ao dr. Paulo Zabeu para visitar a universidade de Sorbonne. Foi recebido pelo Mestre de Cerimônias Oficial e por outro Prof. de Ciências em Educação, para integração de conhecimentos na área da Educação.
Seu “projeto de vida”, a “Cidade do Autoconhecimento” é inaugurada, fruto de mais de 45 anos de trabalho consistente na construção de um novo pensamento e ideal de um mundo mais produtivo e edificante, onde os homens aprendem e praticam em suas vidas a ética.
Em setembro foi convidado a palestrar no 13o Simpósio Internacional sobre Consciência e Autoconhecimento em Salvador – Bahia. O tema apresentado foi ‘Consciquântico, além da fronteira da consciência.
Em novembro, devido ao sucesso da palestra no simpósio internacional, foi homenageado com laureas e honras, diante de mais de 300 pessoas, na 1a loja maçonica do Brasil, na Bahia – Salvador.
Com 72 anos, Paulo Zabeu, já deixa para a humanidade um legado de conhecimento sólido e uma contribuição inestimável para as áreas das ciências humanas – a filosofia, a psicologia e a pedagogia. E a sua história continua…
Há 50 anos desenvolvendo aqueles que buscam um estilo de vida pelo autoconhecimento.
Telefone: (19) 3307-7735
Horário de Funcionamento: 09:00-17:00 (Segunda à Sexta)