Há mais de 50 anos pesquisando sobre o comportamento humano, Paulo Zabeu, nosso Fundador, construiu um método pedagógico, a Pedagogia Heulosófica.
Com base na Maiêutica e no Peripatético o método foca no educar-se, educando com autoconhecimento, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas.
A Fundação Eufraten é o campo fértil, onde a Pedagogia Heulosófica é aplicada e seus frutos são colhidos através do impacto positivo dos seus resultados na vida dos educandos, educadores, colaboradores voluntários, profissionais e parceiros da Organização.
É a forma metodizada ou natural (peripatética) que se utiliza para interagir, transmitir (aprender e ensinar) conhecimentos e virtudes para despertar o Ser à sua realidade interna, cujo objetivo é a eternidade.
É a arte de despertar competências e habilidades que preparam o Ser para administrar seu maior empreendimento – A Vida.
É um método pedagógico, comportamental, prático e funcional, que promove o desenvolvimento do comportamento humano, educando-o através da ciência do autoconhecimento – a Heulosofia.
O método oferece ferramentas práticas e aceleradores para que o Ser possa, em todos os ambientes da vida, aprender consigo mesmo, com a natureza e com o outro, aprendendo a pensar, organizar seus pensamentos e administrar suas emoções, transformando seus condicionamentos, desenvolvendo seu potencial interno com autonomia, ética e produtividade para o bem do todo.
Para nós, voluntários e colaboradores da Fundação Eufraten, a construção do Educar, revive a sabedoria da Grécia antiga: a simplicidade, o cuidar dos detalhes com arte e harmonia, sentar-se no chão, plantar flores, carregar pedras… Realizando esse trabalho, aprendemos a educar nossos pensamentos e emoções, criamos em nós mesmos e em nossos espaços, construídos com as nossas próprias mãos, o verdadeiro ambiente para educar para a vida, de forma plena promovendo a formação do homem integral, nobre, ético e comprometido com a construção de uma sociedade humanizada.
A Pedagogia Heulosófica vê o ser humano como um Ser integral, constituído de Corpo, Mente e Ogos. Assim, toda sua metodologia para educar com autoconhecimento promove o desenvolvimento do Ser em sua integralidade.
Entende, sob a ótica da Palingênese – Ciência da Reencarnação, que somos Seres milenares, trazendo em nossa bagagem experiências, condicionamentos e aprendizados. Possuímos uma Antropogênia – trajetória evolutiva, construída pelos diversos estágios de evolução por onde passamos e experiências que vivenciamos, construindo assim nossa Historiografia, fruto de como registramos em nossa mente a nossa história.
Respeitamos a individualidade e cuidamos de cada um, como um ser único. O ser humano não é virtual, é um ser eterno, a única coisa que é real. Assim, é o centro da educação.
O pensamento é a primeira unidade produtiva do Ser. Ele é a referência do mundo que nos cerca, das pessoas e de nós mesmos. É composto de matéria vibracional, por isso tem cheiro, cor, forma, densidade e movimento e molda-se de acordo com o nosso estado emocional. Não é permanente, renova-se a cada segundo, dando lugar a outros pensamentos. Ficam armazenados em nosso Campo Mental, formatando nosso clima pessoal. Através da prática das Ferramentas da Pedagogia Heulosófica aprendemos que não somos os nossos pensamentos e emoções, que podemos identificá-los, organizá-los e transformá-los em um Universo de Soluções.
Diariamente, no portão, nossa equipe de educadores acolhe com reciprocidade nossos educandos. As atividades acontecem em ambientes limpos e organizados, construídos com arte, por mãos voluntárias, inspirados na arquitetura da Grécia antiga, com flores e música suave, para direcionar a mente de nossos educandos na busca da harmonia, da arte, do belo e da produtividade, integrando corpo, mente e Ogos em uma só direção, aprender a vivenciar o seu melhor.
Recebem alimentação saudável, praticam junto com os educadores, 30 minutos de Yoga Heulosófico e Meditação pelo Saneamento Mental, aprendem a refletir e encontrar soluções para os desafios cotidianos, descobrindo e educando a si mesmos, por meio da arte, da cultura, do esporte, do meio ambiente, das tecnologias, da preparação para o mundo do trabalho e do voluntariado. Aprendem a cuidar de tudo e de todos, com respeito à diversidade. Em nossas Unidades o índice de Bullying é Zero.
A Pedagogia Heulosófica integra o Conhecer com o Ser, promovendo a construção do Homem Integral em todas as suas dimensões e áreas do conhecimento humano. Ela estimula e promove a prática das virtudes e a educação dos pensamentos e emoções como base sustentável para que o Ser construa seu livro de aprendizados e utilize-o com ética para o bem da humanidade e de si mesmo.
A Pedagogia Heulosófica reaviva o conceito Paidéia, como a arte de integrar todos os ramos do conhecimento numa só direção, para formatar o homem para o bem de si mesmo e da construção de uma sociedade ética e humanizada. Neste sistema de educação o processo do autoconhecimento acontece naturalmente, levando o Ser a despertar, expandir e construir sua Consciência no Universo.
Oferece um Percurso Pedagógico, rico de vivências e ferramentas, que praticadas diariamente, educam para a vida estimulando nos educadores, educandos, voluntários e colaboradores o cuidado com a saúde do corpo, da mente, e de seu comportamento, dentro do tempo e ritmo de cada Ser, não importando quanto tempo leve para isso, o importante é começar e jamais parar, construindo passo a passo a Autogestão Integral, que é a conquista do Comando da Mente, Controle das Emoções e a Assertividade nas Ações.
O desenvolvimento de uma rotina diária de convivência onde todos se sentem acolhidos, cuidam de tudo e de todos com compromisso, disciplina e continuidade, estimula em todos a Reinvenção e a Saída da Zona de Conforto.
Formamos o Educador Heulósofo, que em sua prática diferencia o educar do ensinar. Para ele educar não é só transmitir conhecimento, mas sim despertar o que cada um têm construído dentro de si e preparar o Ser para a vida com exemplo, disciplina e reciprocidade. É fazer tudo com arte.
Para a Pedagogia Heulosófica, “Educar É sair de si mesmo dando vida ao outro, é despertar o Ser para a sua plenitude. É o simples movimento de doar um pedaço de si ao outro com a intenção de libertar.” (Zabeu, 2012, Cosmovisão, p. 182)
Na prática, compreende que para educar, temos que começar por nós mesmos, nos autoconhecendo e educando-nos. É preciso ter Reciprocidade, utilizando do Querer para fazer tudo à nossa volta da melhor forma possível, sem preguiça e má vontade.
Quando nos educamos, educando, nossa postura torna-se referência, um exemplo que jamais se apaga. Conquistamos o respeito das crianças e dos jovens quando estamos com eles no caminho do educar-se.
Para que os educadores exercitem e desenvolvam as habilidades e competências que formarão a postura do Educador Heulósofo, a Fundação Eufraten realiza periodicamente Formações Pedagógicas com sua equipe de Educadores, equipe técnica e operacional, trabalhando as temáticas que envolvem o método pedagógico, sua base filosófica e psicológica, suas ferramentas, aceleradores e resultados, promovendo uma formação teórico vivencial, contínua, dinâmica e sistemática, possibilitando que o aprendizado construído nestas Formações seja incorporado à prática educativa, social e administrativa de nossas Unidades, trazendo crescimento a todos os envolvidos na arte do educar e para os nossos educandos.
Educação é arte e não método; é alma e não sistema. Os educadores saberão que cada momento do aprendiz pode definir seu destino na eternidade, cujo objetivo essencial do educar, deverá ser o autoconhecimento.
O método da Pedagogia Heulosófica pode ser implantado em todos os ambientes da vida, em especial em organizações que atuem com educação, escolas e universidades, oferecendo às crianças, adolescentes, jovens, pais, educadores e futuros profissionais, ferramentas práticas para que possam gerir a si mesmos e sua própria vida, autoconhecer-se, organizar seus pensamentos, educar suas emoções e conviver melhor consigo mesmo e com o outro, utilizando sua potencialidade para educar e transformar Vidas!
Dos educandos se sentem mais calmos e tranquilos pelo Yoga e Meditação;
Das famílias dizem que o comportamento
dos filhos melhorou em casa;
Dos jovens que se formaram em nossas atividades estão trabalhando em grandes empresas e são reconhecidos e valorizados por sua postura comportamental.
Relatam melhorias em
seu comportamento;
Dos nossos educadores relatam que a Pedagogia Heulosófica contribui para o seu desenvolvimento pessoal e profissional;
Os livros: Autoconhecimento – O tesouro desconhecido, Emoções – Como conviver com elas e Cosmovisão – Do Homem às estrelas; todos de autoria do nosso fundador Paulo Zabeu, formam a base do nosso método onde educadores e educandos vivenciam o educar-se educando com o auto conhecimento.
Nossas atividades seguem um percurso que proporciona na educação, o equilíbrio necessário para estimular os educandos a construírem sua própria independência, propiciando a eles entender a importância de cuidar de sua postura e comportamento.
Nossas unidades hoje conhecidas como Campus do Autoconhecimento na Fundação Eufraten são locais onde se aplica esta nova forma de educação, aqui tudo é construído com planejamento, empenho e dedicação de funcionários a voluntários, que não medem esforços para educar e educar-se.
A referência para as atividades é o plano de aula que previamente elaborado traz foco e segurança para o educador e para os educandos.